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Saiba como vender pelo WhatsApp sem ser invasivo e fidelizar clientes!

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados do mundo. Apenas no Brasil, são mais de 127 milhões de usuários, segundo dados da companhia. É natural que esse meio seja bastante utilizado tanto para socialização, como para fazer negócios.


Ainda assim, é comum que muitos vendedores tenham dúvidas ou adotem práticas equivocadas de vendas ao se utilizarem desse canal. Neste artigo, vamos mostrar como vender pelo WhatsApp e lucrar mais.


Você pode usar o aplicativo para fazer o primeiro contato com os clientes e para fideliza-los por meio de um bom atendimento e com envio de conteúdos relevantes. Além disso, é possível automatizar parte do trabalho e, de quebra, fazer uma boa economia, uma vez que o app é gratuito.


Antes de tudo, é necessário adotar boas práticas para que você obtenha o melhor resultado possível. Siga a leitura do artigo para saber como!


O básico para vender pelo WhatsApp

Antes de partir para as dicas de vendas, vamos sugerir algumas boas práticas que ajudam autônomos a tirar o máximo proveito do aplicativo. Acompanhe!


>> Apresente-se e peça autorização

Se a iniciativa do contato for sua, e não do cliente, apresente-se de maneira amigável e polida, sem excessos tanto de formalidade quanto de informalidade. Em seguida, informe os motivos do seu contato e peça autorização para incluir o contato na lista de transmissão.


>> Jamais compre listas e contatos

Assim como ocorre com os e-mails, não é difícil encontrar pacotes à venda de números de telefones. Lembre-se que existe uma pessoa por trás de cada número, e dificilmente ela vai querer iniciar uma relação comercial com uma marca que conseguiu seu contato sem sua autorização.


>> Utilize o WhatsApp Business


Existe uma versão do WhatsApp com recursos mais avançados para as empresas, o WhatsApp Business. Com ele, você pode ter uma conta exclusiva para sua empresa separada do perfil pessoal — também é necessário ter um número de telefone diferente, o que, de qualquer maneira, é recomendado.


O app permite o envio de respostas automatizadas, marcação de conversas e clientes com etiquetas personalizadas e criação de um "banco de mensagens" (com as respostas às dúvidas mais comuns dos clientes).


Como vender pelo WhatsApp


Agora que você já conhece o básico, vamos partir para as dicas de vendas para que você domine o WhatsApp e se torne uma revendedora de sucesso. Siga a leitura.


>>  Divulgue seu contato em todos os canais


Se você tem um site, blog, perfil no Instagram ou em outra rede social, não perca a oportunidade de divulgar o seu contato profissional. É uma forma extremamente eficaz de atrair e converter clientes; hoje, muitas pessoas resistem a fazer uma ligação, mas não pensam duas vezes para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.


>>  Fale a língua do seu cliente


A primeira abordagem deve ser a mais sóbria possível. À medida em que as interações se desenvolvem, é possível notar se o cliente usa abreviações, se ele topa uma conversa mais descontraída ou até se prefere se comunicar usando emojis. Também é fácil perceber quando o comprador prefere uma conversa mais formal e objetiva. Ajuste o tom da conversa de acordo com o interlocutor.

A comunicação é a melhor maneira de reduzir o espaço entre você e o cliente e contornar objeções para a compra. Use a linguagem para se aproximar, e não para se distanciar dele. Por fim, dê preferência às mensagens escritas, uma vez que elas podem ser mais facilmente localizadas na conversa.


>>  Tire proveito da automação


Uma das grandes sacadas do WhatsApp Business é a possibilidade de automatizar o envio de mensagens de uma forma bem parecida com o telemarketing. Você pode, por exemplo, configurar uma mensagem automática informando o horário de funcionamento do seu negócio — caso o cliente entre em contato à noite —, ou antecipar respostas para dúvidas comuns, como o endereço da sua loja.


>>  Crie listas de transmissão


Acredite, elas são bem melhores do que os tradicionais grupos. Além de você não precisar gerenciar postagens de terceiros, com as listas de transmissão é possível enviar seu conteúdo para vários contatos ao mesmo tempo. Cada lista consiste em um grupo de contatos que recebe suas mensagens, mas responde apenas para você.


É uma ótima maneira de divulgar novos produtos e promoções. Mas fique atenta: só podem ser incluídos na lista de transmissão aqueles que têm seu número adicionado como contato. Mesmo assim, é importante evitar spam e mensagens em excesso.


>> Evite spam e panfletagem; ofereça conteúdo


Enviar mensagens apenas por enviar não vai favorecer suas vendas. Pelo contrário, muitas pessoas podem se cansar de receber recados e pedir que você as exclua da lista. Para evitar esse problema, é necessário saber o que seus clientes querem e oferecer um conteúdo que os ajude a resolver problemas.


Por exemplo: eles querem saber como conservar as semijoias por mais tempo? Ou quais as tendências de moda em semijoias para a temporada? Ou mesmo quais as dicas de presente para o Dia das Mães? Se eles têm essas dúvidas, ofereça respostas. São boas ideias para você criar conteúdo de valor e, assim, vender mais.


Vender pelo WhatsApp é uma tendência, mas também é desafiador. Se você não utilizar boas práticas continuamente, pode enfrentar problemas e perder clientes. Aproveite a gratuidade do aplicativo, escale suas vendas e fature mais!


Agora que você já conhece os segredos para vender pelo WhatsApp, que tal dar um jeito nos produtos encalhados? Veja algumas dicas para gerenciar melhor o seu estoque.

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