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Afinal, como reduzir custos de revenda? Veja 5 dicas!


Existem dois caminhos para melhorar os resultados financeiros da sua revenda de semijoias: o primeiro é vendendo mais; o segundo é eliminando gastos. No artigo a seguir, você entenderá como reduzir custos sem prejudicar os resultados e, de quebra, aumentar suas vendas.

Mas qual a necessidade de cortar na carne se as vendas estão indo bem? De fato, é difícil perceber pequenos desperdícios quando se tem bons resultados. No entanto, esse dinheiro pode fazer falta em épocas de queda nas vendas — mais importante, os desperdícios permanecerão minando seu faturamento.


Acompanhe o post para saber como lucrar mais ao eliminar alguns gastos que, no fim das contas, nem farão tanta falta assim. Boa leitura!


1. Invista em Marketing Digital


Você pode prospectar clientes ativamente ou pode atraí-los em sua direção. A última alternativa é a especialidade do Marketing Digital. Criando conteúdos de valor nas suas redes sociais, por exemplo, mais pessoas verão seu perfil como uma voz de referência no mercado de semijoias.


Assim, você ganhará mais seguidores e possíveis clientes. A real vantagem, no entanto, é que o Marketing Digital ajuda a reduzir um indicador chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Com esse custo reduzido, sua margem de lucro aumenta.


2. Escolha fornecedores com cuidado


Reduzir custos de revenda é bom, mas também é necessário ter cautela para não rebaixar a qualidade do produto ao escolher fornecedores pouco confiáveis. No mercado de semijoias, o tipo de banho das peças determina o brilho e até a durabilidade.


Evite fornecedores que cobram valores altos, mas também fuja dos preços baratos demais. Essa economia é temporária e será desfeita quando a experiência de compra dos clientes for arruinada. Na dúvida, vale considerar o bom e velho custo-benefício.


3. Prefira manter velhos clientes a conquistar novos


É uma questão de lógica: o custo para trazer um novo cliente para sua base é bem maior do que o de vender para quem já compra de você. Lembra-se do CAC? Pois é, ele faz uma enorme diferença aqui. Especialistas em Marketing estimam que o custo de um novo cliente é entre 5 e 7 vezes maior do que vender para velhos conhecidos.


Para manter os amigos compradores por perto, tenha um bom pós-venda, entregue produtos de qualidade a preços competitivos e mantenha o contato. Essas pequenas ações ajudarão você a economizar bastante na hora de vender.


4. Faça uma varredura nos seus custos fixos


Eles são mais fáceis de identificar e têm um peso considerável no orçamento. Revendedoras que têm um ponto comercial pagam aluguel, um exemplo clássico de custo fixo. Já aquelas que visitam os clientes precisam arcar com as prestações de um automóvel.


A ideia, aqui, é reduzir a estrutura necessária ao funcionamento normal dos negócios ao menor grau possível sem perder qualidade. Se o aluguel ficou pesado e as vendas não dão conta, considere mudar de local ou mesmo ter uma operação em casa. Também vale a pena ampliar os contatos pela internet e restringir as visitas aos contatos com reais chances de se tornarem clientes.


5. Automatize tarefas operacionais


Use aplicativos e softwares para ajudar na sua organização diária, nos agendamentos e em outras atividades repetitivas, porém necessárias. Muitas dessas soluções são gratuitas ou têm baixo custo e ajudam você a focar o que realmente importa, que é vender e oferecer valor aos seus clientes.


Vender também envolve gastos. Para otimizar seu faturamento, é necessário identificar e eliminar desperdícios ao longo do processo de vendas, aprendendo como reduzir custos e mantendo a concentração nas negociações e no atendimento aos consumidores.


Sabe o que também gera custos? Um estoque encalhado. Confira nosso outro artigo e veja como evitar esse problema.

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