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Como definir o preço para revenda de semijoias?

Uma das principais dúvidas de quem trabalha com revendas é entender, exatamente, como estabelecer o preço dos produtos, não é mesmo?

Sabemos, claro, que qualquer vendedor precisa de uma boa margem de lucro, mas é importante lembrar que os clientes devem estar dispostos a pagar o valor cobrado e, principalmente, que a sua concorrência está atenta a qualquer deslize!


Pensando em te ajudar nesse assunto, neste artigo, vamos te explicar como definir o preço para revenda de semijoias. Continue a leitura e confira!

    O que observar em relação ao preço?

    Há dois lados que devem entrar em equilíbrio quando você quer precificar as semijoias para revenda de forma ideal: a concorrência e as despesas. Fazendo o balanço entre elas, teremos a sua margem de lucro. Entenda mais sobre esses pontos a seguir!


    Concorrência


    O primeiro lado a ser considerado é o mercado. Você precisa saber por qual valor os seus concorrentes vendem o mesmo tipo de produto que o seu. Aqui, a dica é simples: pesquisar! Vá a outras lojas ou contate outros revendedores na condição de cliente — o chamado cliente oculto. Você aproveitará esses dados na hora de comparar com os seus custos e ao inserir uma margem de lucro.

    Outra dica é: se você puder comprar um grande volume para revenda, por exemplo, a tendência é que você consiga fixar um preço menor para cada unidade em relação à concorrência, além de economizar nos custos.


    Despesas


    O outro lado é o financeiro. Todas as despesas que você tem para manter o seu negócio funcionando devem entrar na conta. Nesse ponto, existem as despesas fixas — que incluem aluguel, luz, condomínio (caso você tenha um ponto comercial ou escritório), locação de maquinetas e custo unitário dos produtos. Há também as despesas variáveis — como combustível, comissões de vendedores, frete das peças, embalagens, etc.

    As despesas que mais merecem sua atenção são as taxas de locação das maquinetas e das operações em cartões de crédito e débito. Embora alguns clientes prefiram essas formas de pagamento, é a revendedora quem arca com os custos.

    É possível reduzir essa despesa oferecendo descontos para pagamentos à vista, de preferência em espécie ou via transferência bancária, bem como limitando o número de parcelas para pagamentos no crédito. A diferenciação do preço de acordo com a forma de pagamento é permitida por lei desde 2017.

    O custo total deve ser dividido pelo volume de vendas que você consegue fazer por mês. Assim, é possível saber exatamente o peso das despesas sobre cada peça comercializada!


    Margem de lucro


    Se as suas despesas forçam o preço de venda das semijoias para acima do valor praticado pelo mercado, você pode acabar perdendo competitividade. E, por outro lado, se você diminuir o preço final com o objetivo de atrair mais clientes e as despesas se sobressaírem, você pode ter prejuízo, o que também não é nada bom, concorda?

    Então, esses dois lados — concorrência e despesas — devem entrar em equilíbrio, para que o preço que você quer estabelecer seja maior do que a soma dos dois. Ou seja, é importante chegar nesse meio termo para que você tenha uma margem de lucro sobre cada peça vendida.

    Claro que há várias maneiras de agregar valor ao seu produto e, assim, atrair mais clientes. Mas, por hora, vamos focar apenas na questão do preço.


    Como definir o preço para revenda das semijoias


    Agora que você já conhece os principais componentes do preço para revenda de semijoias, é hora de saber o número que será escrito na etiqueta. Existem diversas maneiras de precificar itens para revenda. Vamos focar aqui apenas na margem de contribuição.

    Trata-se do dinheiro que sobra quando são descontados impostos e custos variáveis do total das vendas em um determinado período — digamos, um mês. É uma forma de medir a saúde do seu negócio e definir se os preços precisam ou não serem reajustados para que você obtenha retorno.

    Um exemplo: você vendeu R$ 10 mil em semijoias no mês passado e pagou R$ 2,7 mil de impostos. Você recebeu, na prática, R$ 7,3 mil por suas vendas. Mas ainda há os custos fixos e variáveis, conforme vimos acima: pedidos, frete, combustível, dentre outros, que deram uma mordida de R$ 2,3 mil.

    No fim, dos R$ 10 mil, sobram R$ 5 mil correspondentes à margem de contribuição. Ou seja, 50% do que você ganha são efetivamente seus, o que significa que sua atividade é rentável. Simples, não?

    Lembrando que, na hora de ajustar ou reajustar os preços, você também deve observar se os clientes aceitam a mudança e se a concorrência não pratica valores muito diferentes. Para isso, vale a pena pesquisar, conversar com as pessoas e visitar lojas que vendem produtos similares aos seus.

    Definir o preço para a revenda de semijoias depende apenas de alguma prática. Trata-se de um fator de extrema importância para a sobrevivência e o sucesso do seu negócio — uma precificação errada ou aleatória pode afastar os clientes ou tornar seu empreendimento inviável. Portanto, dedique algum tempo a isso, combinado?

    Agora que você já sabe como calcular o preço de venda para cada item na sua loja, que tal saber quais os principais atributos para ser uma revendedora de semijoias de sucesso? Acesse nosso blog post e entenda tudo sobre o assunto!

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