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Inspire-se nestas 5 dicas de como criar publicações no Instagram

O Instagram não é só uma das maiores redes sociais em número de usuários, mas também um meio de influência fundamental na decisão de compra. Basta ver a quantidade de lojistas, artesãos e vendedores autônomos que usam a plataforma para atrair clientes. Para que você domine essa arte, vamos mostrar como criar publicações no Instagram que vendem de verdade.


A rede social é tão ciente do seu poder nas decisões de consumo individuais que passou a permitir que o checkout da compra seja feito sem direcionar o cliente para um site externo. Quando a funcionalidade chegar ao Brasil, você poderá transformar seu perfil em uma loja online. Já pensou?


Enquanto isso não acontece, vamos mostrar algumas dicas para você vender mais semijoias na plataforma social. Siga a leitura!


Como criar publicações no Instagram para vender mais semijoias?


O conteúdo é o seu principal parceiro para vender pelo Instagram. Textos, fotos e vídeos atuam em conjunto para capturar a atenção das clientes. Revendedoras de semijoias têm uma grande vantagem na rede social — os produtos têm um forte apelo visual. Use essa carta e vamos às dicas.


1. Monte um planejamento de postagens


Veja a frequência de publicação de outras marcas, especialmente daquelas que vendem produtos similares. Existem inúmeras recomendações sobre a frequência de posts. Alguns especialistas indicam apenas 1 foto por dia, outros, 10. Na dúvida, vale encontrar o número de postagens no feed que mais atrai resultados.


É importante lembrar que o Instagram permite "aninhar" publicações. Ou seja, em apenas 1 postagem, você pode inserir várias fotos e vídeos. Use esse recurso, caso queira publicar várias imagens de um mesmo produto.


Sabendo a frequência, use uma planilha simples contendo data, hora e legenda para a publicação e antecipe a criação de conteúdo para a semana ou mês. Assim, você não fica sob constante pressão de atualizar suas redes. Outra opção é usar ferramentas para programar postagens — há opções gratuitas, porém limitadas.


2. Use os Stories


Para desafogar o feed de excesso de publicações e destacar apenas as mais relevantes, o Instagram criou uma das suas ferramentas mais bem-sucedidas: os Stories. Com ele, você pode capturar situações cotidianas em foto ou vídeo, usar stickers e texto, mencionar outros perfis e realizar dezenas de outras ações.


Você tem ao seu dispor uma ferramenta de linguagem eficiente. Use-a para contar uma história envolvendo suas semijoias, mostrar combinações, republicar Stories dos clientes que mencionam sua marca, dentre outras. Há várias possibilidades e todas elas são eficazes para engajar.


3. Produza boas fotos e vídeos


Não precisa ser uma profissional de fotografia e audiovisual para conseguir boas imagens. Semijoias já são produtos naturalmente bonitos e atraentes; seu papel como vendedora é ressaltar essa beleza para despertar o desejo de compra.


Crie um pequeno cenário para fotografar, no qual você tenha domínio da luz. Faça fotografias com enquadramento adequado para cada tipo de publicação (feed ou Stories) e explore ao máximo os recursos visuais que estiverem à sua disposição.


4. Crie conteúdo, não propaganda


Se você quer que as pessoas criem um interesse genuíno nas suas semijoias, o pior que pode fazer é tentar postar anúncios e achar que as vendas acontecerão naturalmente. Nos posts orgânicos — aqueles que não são patrocinados —, o engajamento e as vendas vêm quando as pessoas veem valor nas publicações.


Escreva dicas de como combinar roupas e semijoias, como fazer a limpeza e a manutenção para que as peças tenham maior durabilidade, quais os tipos de pedras semipreciosas que mais combinam com cada ocasião, quais são os lançamentos do ano, dentre outros tópicos.


5. Conheça seu público


Talvez esta seja a sacada mais importante: saber com quem você está falando. Se você usa um perfil comercial no Instagram, tem à disposição uma ferramenta chamada Instagram Insights, que fornece dados sobre seus posts e seguidores.


Caso você use um perfil pessoal, não há problema. Basta analisar comentários e perfis dos seguidores e saber quem são suas clientes mais frequentes. Embora o Insights não seja acessível para contas pessoais, não é complicado conhecer o público.


O Instagram é uma excelente rede social para as revendedoras de semijoias, tanto pelo imenso volume de usuários quanto pela valorização dos conteúdos visuais. Aproveite a oportunidade, aprenda como vender no Instagram e boas vendas.


Agora que você já sabe como criar publicações no Instagram que vendam, deve ter surgido a dúvida: "por quanto tempo uma postagem rende?". Temos a resposta para você. Leia nosso outro conteúdo e descubra, agora, a vida útil de seus posts.

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