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Descubra 3 dicas de como cobrar clientes sem prejudicar os negócios


Existe situação mais desconfortável do que cobrar clientes? Uma abordagem equivocada pode prejudicar a relação com a consumidora e gerar uma imagem desfavorável. Para evitar esse problema, a revendedora precisa agir preventivamente e saber como cobrar clientes quando for necessário.


Mas não precisa se preocupar. As medidas para evitar a inadimplência dos consumidores e cobrar os valores devidos são bem simples. Acompanhe o artigo para saber o que fazer nessas situações sem perder vendas e nem mexer com os brios da clientela.


Como evitar a inadimplência


A falta de pagamento após a compra de um produto é um problema real: a Serasa estima que 61 milhões de consumidores tenham contas em atraso há três meses ou mais.O que a revendedora de semijoias deve fazer é controlar a situação até onde puder alcançar — afinal, sem dinheiro, não há negócio que se sustente. Isso começa pela adoção de medidas preventivas, tais como as que você verá abaixo.


Ofereça crédito a clientes com bom histórico


O crédito é um instrumento importante de relacionamento nas vendas diretas. É comum que compradora e revendedora trabalhem juntas e combinem de acertar o pagamento quando o dinheiro cair na conta. A confiança estabelecida garante novos negócios.


Porém, evite oferecer condições iguais a qualquer cliente. Analise caso a caso e privilegie as clientes que compram de você há mais tempo. Não se esqueça de manter as informações de contato da clientela atualizadas.


Aceite cartões como meios de pagamento


Aqui, você se deparará com algumas taxas e, no cartão de crédito, o pagamento demora entre 15 e 30 dias para cair na conta; no débito, o prazo é de um dia. Para ter uma maquininha, vale a pena formalizar o negócio. No entanto, existem duas grandes vantagens nas transações eletrônicas.


A primeira é que, seguramente, você receberá o dinheiro. A segunda é que qualquer pessoa, hoje, usa cartões para compras e o dinheiro em espécie é cada vez menos usado nas transações.


Gerencie os pagamentos a receber


Vale a pena manter registros anotados de clientes que ficaram de pagar por uma peça e também dos pagamentos feitos com cartões que cairão no mês seguinte — seja em uma planilha, seja em aplicativos. Assim, você conseguirá saber exatamente quanto tem para receber e conseguirá planejar com mais eficiência novos pedidos de semijoias.


Como cobrar clientes inadimplentes


Caso o pior aconteça, você deve estar preparada. Determinadas situações, como desemprego, problemas de saúde e outros imprevistos, podem colocar qualquer um em inadimplência. Portanto, use sua empatia e siga as dicas abaixo.


1. Use uma abordagem amigável e respeitosa


Escolha bem as palavras. É importante usar a precisão, mas sem falar de maneira brusca sobre a dívida ou com um tom de voz ríspido. Use algumas expressões, como "bom dia", "como vai?" e "obrigada pela atenção", tanto na comunicação oral quanto na escrita.


Uma abordagem mais truculenta pode até resultar no pagamento, mas dificilmente a cliente comprará novamente de você e pode até influenciar negativamente outras pessoas.


2. Renegocie a dívida


Caso a cliente revele ser impossível a quitação do débito, busque entender os motivos e seja proativa em apresentar soluções. Proponha parcelamentos, permutas e outras condições que facilitem o pagamento da dívida. Lembre-se de que, ao menos em situações normais, o devedor zela pelo seu nome e quer pagar o quanto antes.


3. Sistematize a comunicação


Crie sua própria régua de cobrança, com dias, canais e mensagens predefinidas para contatar os clientes devedores. Por exemplo, envie uma mensagem por WhatsApp após 5 dias de atraso; se, em até 10 dias depois, o pagamento não for acertado e o cliente não responder, realize uma nova cobrança, dessa vez, iniciando a mensagem com "não esqueça".


Se, em 30 dias após a compra, o cliente não efetuar o pagamento e nem der sinal de vida, use um canal mais formal, como e-mail ou carta de cobrança, e um tom mais severo.


A inadimplência não é uma situação desejada por ninguém, mas é inevitável no mundo dos negócios. Por isso, é importante prevenir e ter um processo efetivo de cobrança. Seja qual for o débito e independentemente do tempo sem pagar, resolva o problema com profissionalismo, sem levar para o lado pessoal.


O que achou do artigo? Antes de saber cobrar, uma boa vendedora deve saber colocar preços nos seus produtos. Sendo assim, leia nosso outro post e aprenda como precificar semijoias para revenda.

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