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8 erros fatais na revenda de semi joias que você deve evitar


Empreender no Brasil sempre foi algo desafiador e o momento de instabilidade econômica dificulta ainda mais para os negócios. E o varejo é um dos setores mais atingidos. Portanto, você que trabalha com revenda de semi joias qualquer erro pode fazer suas vendas despencarem.


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as vendas do varejo brasileiro recuaram pelo oitavo mês consecutivo. Em relação a setembro do ano passado, o comércio registrou retração de 6,2%. Num cenário difícil como este as lojistas e revendedoras de semi joias devem se esforçar em fidelizar suas clientes e conquistar a confiança delas.


Perder a confiança de suas clientes é o maior erro que uma loja, e-commerce ou revendedora pode cometer. Esse equívoco significará: queda nas vendas e perca clientes.


Para evitar que isso aconteça com você, confira os 8 erros que você deve evitar:


1- Forçar vendas: Às vezes a gana de querer vender mais ou então a necessidade de vender pode fazer com que você ou sua vendedora tente forçar a venda e assim acuando o cliente. Essa não é uma forma adequada de atender sua cliente, pois causará uma situação desconfortável em que ela desejará não comprar mais de você. Portanto, busque aumentar as vendas com verdadeiras oportunidades para satisfazer suas clientes.


2- Mentira: Um dos piores erros a se cometer é mentir para a cliente, pois essa é uma das maiores quebras de confiança que uma empreendedora pode cometer. Suas clientes não são bobas, elas perceberão se você mentir para elas, dizendo que sua peça possui uma característica que ela não possui. Conheça sua semi joia e seus atributos e saiba passar os benefícios e qualidades que ela proporcionará, e assim você conquistará suas clientes.


3- Não fazer pós-venda: Se você pensa que a venda termina quando sua cliente acaba de pagar, este é outro erro cometido. Entrar em contato após a venda para verificar o grau de satisfação pode ser um fator importante para sua cliente retornar a comprar de você. Mostre que você sempre estará à disposição para qualquer necessidade que possa surgir.


4- Discutir com o cliente: Aquele ditado de que “o cliente sempre tem razão” nem sempre é verdade, mas discutir com sua cliente por algum motivo mesmo você estando certa pode criar um mal estar. Concentre-se em resolver o problema de suas clientes e lembre-se o importante é que sua cliente tenha seus problemas resolvidos e volte a comprar de você, assim todos ficarão felizes.


5- Interromper o atendimento a uma cliente: Quando estiver atendendo sua cliente, esse deve ser seu foco principal, pois o atendimento é interrompido para resolver algum problema, atender telefone, responder mensagens pelo celular mostra que sua cliente não é prioridade e isso é um erro grave. Por mais importante que possa ser a necessidade de resposta para alguma chamada peça para aguardar, pois o que mantém o seu negócio são as compras de suas clientes.


6- Não responder suas clientes: Quando uma cliente envia uma mensagem via redes sociais, manda algum e-mail, ou deixa recado ele necessita de sua atenção. E a “não” resposta significará descaso com sua cliente ou potencial cliente e isso também é um erro que pode fazer você perder vendas. Portanto, esteja preparada para atender a demanda de atendimento de suas clientes.


7- Falsas promoções: As clientes conhecem os preços ou então a média de preços de suas semi joias e também da concorrência.  Por isso, quando for criar uma promoção de descontos reais e que realmente seja um bom negócio para suas clientes. No Brasil criou-se uma cultura de levar vantagem em tudo, um exemplo disso é a Black Friday em que diversas lojas fazem a promoção “Tudo pela metade do dobro” e isso pega muito mal com as clientes. Não cometa esse erro.


8- Falar mal da concorrência: Se sua concorrente não age com honestidade ou tem produtos inferiores ao seu, não comente isso com suas clientes. Quem decidirá quem é a melhor opção do mercado são suas clientes, a opinião e indicação de uma cliente tem maior peso do que a sua. Portanto, falar mal de seu concorrente pode ser um tiro no pé.


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