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7 dicas para desencalhar as semi joias do estoque


Semi joias encalhadas são sinônimo de dinheiro parado. Isso porque o estoque de semi joias é um dos grandes investimentos para o negócio de revenda. Sem peças um lojista ou revendedora não vende, mas itens estagnados também geram prejuízo, já que o dinheiro gasto na compra não voltou para o caixa.


Segundo especialistas, lojas que giram o estoque ao menos duas vezes por mês conseguem comprar e vender semi joias trabalhando com o dinheiro das clientes. Ou seja, quanto menor o estoque, maior é o capital girando sem colocar a mão no caixa da empresa.


Por isso é fundamental que você mantenha seu estoque sempre em movimento e fique sempre alerta, analisando quais peças tem maior tendência a encalhar. Aposte em uma boa gestão do seu inventário para evitar que semi joias fiquem paradas e que você precise arcar com futuros prejuízos.


Preparamos sete dicas, que vão desde as famosas queimas de estoque até a revisão da estratégia de oferta, para ajudá-la a se livrar das indesejadas peças que teimam em permanecer no seu estoque por longo tempo. Confira:


1. Controle seu estoque e analise seus produtos


O primeiro passo para evitar que suas semi joias grudem no seu estoque é ter o controle das peças que saem e das que entram. Somente assim você poderá fazer uma análise correta das peças que mais giram. Após identificar as semi joias que tem menos saída, é importante analisar quais são os motivos, afinal são várias possibilidades, como: preço, oferta, apresentação, estilo, qualidade entre outros.

2. Promoções


Esta é uma medida de curto prazo eficiente para vender as semi joias paradas. Você deve oferecer bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas, incluindo taxas de cartão de crédito, para não ficar no prejuízo.


Uma excelente estratégia para promoções é a teoria da escassez, em que a duração da promoção será limitada, fazendo assim suas clientes não quererem perder a oportunidade. Mas para isso é importante que você determine prazos para início e fim das promoções e não mantenha o preço atrativo por muito tempo, para que os compradores não se acostumem ao valor e a ação acabe perdendo a credibilidade.


Faça, ainda, uma ampla divulgação para atrair o maior número de consumidores. As redes sociais, o e-mail marketing ou um banner em seu site são ótimos aliados para ajudar a espalhar o período em que suas semi joias estarão com o preço reduzido.

3. Vendas combinadas


Outra excelente estratégia de venda é fazer uma venda combinada, associando uma oferta da peça encalhada com uma outra complementar que tenha um bom giro, fazendo da seguinte forma: “Brinco com pedra + Colar com pedra 15% OFF”, essa estratégia além de levar o consumidor a fechar negócio, faz aumentar o ticket da venda.

4. Faça kits promocionais de produtos


Além de vendas combinadas, uma estratégia que pode potencializar a oferta é criar kits que agregam valor e induza ainda mais suas clientes a comprar. Um ótimo exemplo de como criar uma oferta de kits é colocar acessórios que servem de auxílio para suas peças, como: “Na compra do Anel X ganhe uma caixinha de joias” ou “Na compra do Brinco X + Colar Y ganhe um limpador de semi joias para deixar suas peças sempre novas”

5. Entenda as necessidades de suas clientes


Toda peças vendida supre alguma necessidade da cliente. Por isso é importante que suas semi joias preencham esse desejo. Com isso em mente, pense naquilo que você tem encalhado no estoque e em como pode se tornar algo importante para suas clientes. Essa postura fará com que você consiga trabalhar o lado emocional do consumidor atingindo essa relação de necessidade.

6. Utilize as mercadorias encalhadas como atrativos


De fato, vender semi joias com prejuízo não é nada saudável para o negócio. Contudo, se esta situação for necessária, ainda assim ela poderá ser revertida se você utilizar estas mercadorias como atrativos.


Uma alternativa é oferecer as peças encalhadas como brindes na compra de outras semi joias que tenham bom valor agregado. Isso pode significar uma excelente maneira de atrair compradores. Contudo, jamais faça isso com mercadorias em más condições, o que pode causar verdadeiras dores de cabeça, além de significar propaganda negativa para seu negócio.


Se o prejuízo for necessário, oferecer as peças com descontos extremamente interessantes também atrairá o comprador. Atraídos pelos descontos, suas clientes também conhecerão as demais mercadorias que você tem em estoque, o que é muito bom pelo ponto de vista do marketing.

7. Relançamentos em Redes sociais


As redes sociais hoje também servem de vitrine para suas peças e todas adoram ver sempre as novidades. E se algumas peças estão grudadas em seus estoque, uma boa ideia para ressuscitar ela é fazer
uma nova postagem nas redes sociais misturando as encalhadas com as novidades. Mostrar novas perspectivas e novas composições pode ajudar a girar seu estoque e recuperar seu investimento.

Então aproveite essas dicas e livre-se delas já!


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